quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TEMPO



“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”

  Eclesiastes 3.1
Há dois modos de raciocinarmos o tempo e o perfeito entendimento que temos sobre eles nos ajuda a termos equilíbrio e bom senso para viver, assim, como também, a compreendermos nossa finitude frente ao infinito Deus.
Quando o tempo é referente as fenomenologias típicas de nossa dimensão existencial, dar-se o “kronos”. O tempo que pode ser medido e estipulado é o tempo do cronômetro, das datas e dos compromissos. Tempo este que é artigo raro em nosso mundo moderno e não pode ser desperdiçado, afinal, diz a máxima: “Tempo é dinheiro!”.
Quando o tempo se refere a uma oportunidade, um instante único, algo que não podemos desviar a vista para perder a sua magnitude; quando o tempo é um mistério e não se pode especular o “quando é” ou “quando se dará”, pois não é marcado pelos relógios, nem medido em marcadores cronometrais, dar-se o “kairós”, o “Tempo de Deus”. Quando a Palavra de Deus nos revela a existência dos tempos estabelecidos pelo Criador, não apenas para o homem, mas para todas as coisas, devemos pensar em duas vertentes existenciais:
A primeira vertente se refere, aos ciclos de vida natural e comum a todos os seres debaixo do céu (Eclesiastes 3.1-8). Tudo nesta dimensão é afetado pelo tempo, ele é o algoz e costuma medir as obras dos homens, tanto que as obras de autores antigos, que foram de alguma forma, responsáveis pelo moldar cultural das nações, são chamados de “clássicos”, pois desafiam o tempo, ou, estão resistindo ao teste. O tempo é o parâmetro de toda a existência (Eclesiastes 9.11b), até as estrelas tem os seus ciclos vitais, e o próprio universo teve começo e terá fim (Gênesis 1.1; 1ª Pedro 4.7).
A segunda vertente nos remete a Deus, pois Ele não está afetado pela fenomenologia do tempo, nem por qualquer outra limitação ou finitude dimensional (Romanos 11.33-36); Ele é o Senhor do Tempo (Salmos 90.4; 2ª Pedro 3.8), Ele é quem determina e tudo acontece; n’Ele subsiste todas as coisas (Atos 17.28; Colossenses 1.17), não é Ele que está no universo, o universo está n’Ele (1º Reis 8.27).
Portanto, Deus estabeleceu os tempos vitais em nossa natureza, mas quando Ele age dentro de um propósito definido, usa o Seu Tempo, e não o nosso cronômetro. Ficamos nos torturando desnecessariamente querendo as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade, dentro do nosso tempo, respondendo a nossa agenda; quando o tempo da oportunidade é determinado por Ele, a vontade para que tudo aconteça está n’Ele, e a sua agenda não está submetida as nossas neuroses.
Reserve tempo para o Senhor do tempo, e assim, há seu tempo tudo lhe fará (Salmos 37.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário