domingo, 3 de junho de 2012

O Caminho Racional do Cristianismo



Introdução

O Cristianismo tem a sua centralidade e gravitacionalidade em Jesus Cristo. Ele é o tema (Jo 5.39), o propósito (Jo 20.31) e a interpretação das Escrituras (Lc 24,27).  Qualquer expressão que não tem em Jesus o seu Senhor e Mestre não representa uma expressão Cristã (Jo 14.6; At 4.12). A doutrina cristã tem que está em sintonia com o Cristo revelado no Novo Testamento (Jo 15.5), e esse entendimento nos leva a refletirmos sobre algumas verdades inegociáveis dos ensinos cristãos. Vejamos alguns conhecimentos da Verdade necessários na Caminhada da Fé.

I. Conhecimento Racional da Existência de Deus
a. Argumento Ontológico – consiste em que existe um ser perfeito de quem deriva a
existência; a idéia da existência de Deus prova a existência dEle.
b. Argumento Cosmológico – consiste em Deus ser a causa primeira de toda a existência
c. Argumento Teleológico ou do Design – a ordem existente no universo necessita de um desenhista ou projetista (Deus);
d. Argumento Moral – afirma que a idéia de moral no ser humano deriva de Deus;
e. Argumento Etnológico – ao sentimento religioso em toda espécie humana pressupõe
a existência de Deus.
II. Conhecimento Racional do Pecado e Sua Extensão
a. Pecado original – Ge 3.1-15; Rm 5.12
b. Pecado e sua conseqüência – Is 59.2; Lm 3.39; Rm 5.12-15; Rm 6.26; 1 Co 15.21-22;Ef 2.3; Ef 4.18;
c. Pecado e sua extensão (universalidade) – 1 Rs 8.46; Sl 143.2; Ec 7.20; Rm 3.10-12; Rm 3.23;

III. Conhecimento Racional da Obra de Cristo

a. Em Cristo, a vitória sobre o pecado – Is 53.4-5; Rm 5.8-11; 1 Tm 2,6; 1 Jo 1.7; 1 Jo 2.2;
b. Em Cristo, a vitória sobre a morte – Jo 11.25; Rm 6.9; 1 Co 15.20; 1 Co 15.54,55;
c. Em Cristo, a Vida Eterna – Jo 3.36; Jo 6.47; Jo 10.27-30; Rm 10.10; 1 Jo 5.11,12.

Conclusão

Esses conhecimentos, apesar de racionais só serão plenamente assimilados, e plenamente vividos pelo meio da fé (Hb 11.6), sem a qual o homem enxerga apenas fenomenologias naturais, os quais ele não consegue explicar. Mas, pela fé compreendemos racionalmente o poder, a presença, a soberania de Deus e sua Graça possibilitadora dessa fé (Ef 2.8).
(Esboço de sermão pregado na Igreja Presbiteriana de Guarabira)

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