sábado, 24 de novembro de 2012

O Temor Que Vence o Medo



Salmos 46.1-3

O ser humano vive inventando medos e assombros como se já não bastasse os medos que de fato existem e os terrores que verdadeiramente nos perseguem. Por sermos finitos e contemplarmos as forças de dimensões cósmicas que nos espreitam, ou por termos a nossa existência por demais limitada e a morte causar tanta perplexidade em nosso ser ansioso por vida, somos como que predispostos aos sustos, amedrontamentos e terrores constantes.
Encontro diariamente com pessoas assustadas pelos mais variados motivos, e às vezes improváveis causas. Temem que um terremoto venha repentinamente sobre nossa região, que um furacão arrebente em nossas plagas, que gafanhotos invadam os campos cultiváveis, que uma guerra nos exploda sem aviso, que o fim do mundo finalmente aconteça, ou que a morte, em fim bata a nossa porta e diga: “Chegou a sua hora!”. Há, ainda, muitas pessoas que temem os fantasmas, as almas penadas, os maus espíritos, lugares assombrados, ou algumas dessas crenças populares tão comuns em qualquer parte do mundo. Há pessoas que evitam até mesmo irem a velórios, pois ficam impressionadas com o cadáver. Conheço pessoas que não passam nem ela porta de um cemitério. Há quem tenha mais medo dos mortos do que dos vivos.
Isto não é engraçado, é triste!
É lamentavelmente triste perceber que as pessoas cultivam o medo de coisas
inexistentes, improváveis, limitadas em sua esfera funcional, mas não se importam de temer ao Senhor, O Deus Criador dos céus e da terra. Geralmente ninguém se importa em evitar o pecado. Pecam, vivem em iniqüidades constantes, muitos, além do próprio pecado ensinam os outros a pecarem, ensinam palavrões e obscenidades as crianças e como se não bastasse, acha graça em tudo isso. Provocam a Deus sem nenhum temor, seja através de uma vida carregada de promiscuidades, seja em musicas de sentido abjeto e duplo, seja por blasfêmia e desrespeito ao Nome Santo do nosso Deus.
As pessoas acham normal o suborno às autoridades e há quem aceite o suborno sem o menor pudor público. Homens que abandonam a família, mulheres que deixam o lar em busca do prazer mesquinho do egoísmo sexual travestido de amor. Pessoas que se entregaram aos vícios: ao álcool, as drogas, as jogatinas ou outro vício qualquer e tudo isso parece normal.
Não tem nenhum receio, medo algum. Não há lamento, não há choro, não há arrependimento. Muitos chegam a dizer: não há Deus!
Pense aqui comigo: não é contraditório?
Temem a vingança da natureza, mas não temem o Criador de todas as coisas. Temem o futuro incerto, mas não temem o Deus que controla toda a história. Temem a chegada da morte a qualquer momento, mas não temem o Deus que conduz a vida eterna. Temem os defuntos, as almas, os espíritos, mas não temem o Senhor todo poderoso o qual com uma só palavra faz o inferno derreter.
Jesus alertando os apóstolos ressaltou que: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo”.
Convido a você que tem andado assustado com as incertezas da vida, para fazer um concerto com Deus, ajustar sua vida no parâmetro de Cristo Jesus, viver pelas pisadas do Mestre sendo guiado pelo Espírito Santo, buscando aprender o temor do Senhor, porque o temor do Senhor diferente do medo que o mundo impõe, porque nos leva a querer agradar a Deus. E quando vivemos no temor do Senhor somos livres dos terrores deste mundo que nos espreitam e assaltam.
O que é o temor do Senhor?
A Bíblia nos ensina que o temor do Senhor:
É o princípio da sabedoria (Sl 111.10; Pv 1.7);
É o caminho da felicidade (Sl 128.1);
É instrumento para aborrecermos do mal (Pv 813);
Nos trás benefício de vida longa e abençoada (Pv 10.27);
Nos conduz à vida e a satisfação (Pv 19.23);
É fonte de vida que livra do laço da morte (Pv 14.27).
Portanto, quem teme ao Senhor não vive na escravidão do medo insano das coisas desta vida. Quem teme ao Senhor sabe que Ele é Deus poderoso que não abandona jamais os seus e que os guarda em sua poderosa mão. Ainda que venham a desfrutarem de tribulações nesta vida, Ele lhes dá a Paz que excede todo entendimento. Ainda que venha a experimentar a benção da pobreza e a falta de recursos, tem um tesouro nos céus, onde nem as traças corroem nem os ladrões roubam. Ainda, que tenham um encontro com a morte será recebidos na glória celeste onde o próprio Cristo nos foi preparar lugar.
Temei ao Senhor e experimente a liberdade dos filhos de Deus, pois, Cristo é a Verdade que liberta e que nos torna verdadeiramente livres.

N’Ele, que nos liberta de todas as prisões.

(Meditação do programa na Rádio do dia 25/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário