sexta-feira, 30 de março de 2012

Mensagem De Deus Para Você


(Mensagem pregada no Culto de rua, na praça do Juá, em Guarabira, à noite)

Vivemos a era da informação e rapidez. Todos os dias e em fração de segundos, milhares de informações, dos mais variados tipos, importância e urgência adentram nossa vida, nossa família e nos arrastam para as interpretações, leituras e práticas que podem moldar a nossa rotina. Muitos de nós já fomos pegos pelo vício da informação, precisamos ver o noticiário, ouvir o rádio, ler o jornal, estar conectado nas redes sociais, etc. E sempre alguém está querendo nos dizer alguma coisa, vender algo, induzir, persuadir, iludir...
O Evangelho é uma notícia, uma informação, uma boa nova, uma mensagem de Deus para os homens, pela qual noticia algumas verdades imutáveis do seu plano redentivo:

Todos pecaram!

Seduziram os homens com pseudo-mensagens de um pseudo-evangelho que transformou a natureza do homem, tornando-o merecedor e sendo um favor que fazemos a Deus o de crer, e converter-se a Ele. Isto é uma grande e terrível mentira! A grande e cristalina mensagem do Evangelho é que o homem é mau em sua natureza, somos todos pecadores:
“Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23)
Caímos em Adão, aceitemos ou não a sua existência, mito ou não, para Cristo Jesus no plano de redenção do homem, ele (Adão) é contado como verdade de Deus na história do homem. Desse ancestral comum herdamos o pecado, o que nos tornou seres separados da presença de Deus:
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem seu rosto de vós” (Isaias 59.2)
A grande verdade é que somos miseráveis que não merecemos nada de bom da parte de Deus. Pecamos e nos acostumamos como o pecado, fazemos dele parte de nossa rotina e o aceitamos como coisa comum e corriqueira em prática de vida:
“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14.12)
Não gostamos desta mensagem de Deus em seu evangelho! Ela não afaga o nosso ego, não nos põe em pilares ou em pódios a espera do grande prêmio. Ela é simples, é antiga, é antiquada, é politicamente incorreta e não parece contemporanizada com nosso século, porém, a terrível notícia para nós, pecadores é:
“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado” (Gálatas 3.22ª)
“O salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23ª)

Há uma solução.

Se deveras a nossa situação perante Deus é de separados para a condenação e em nossa natureza reside o mal (pecado), que nos faz irreconciliáveis com Ele, por ser Ele Santo, Santo, Santo e nós pecadores, existe uma inacessibilidade que faz com que não possamos nos achegar a Ele; Deus em sua misericórdia nos socorre e, Ele mesmo providência o resgate para o homem. Jesus Cristo, Unigênito Filho de Deus faz a reconciliação entre o Criador e a criatura:
“a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2ª Coríntios 5.18ª)
Sim! Há uma solução para o problema do homem. Há uma cura para o pecado. Há um caminho que é capaz de nos conduzir de volta ao Criador:
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6)
Não confundamos Jesus com religião, muito menos com esquemas ideológicos ou apenas uma filosofia de vida. Jesus não é uma idéia sugestiva, nem um conjunto normas humanas baseadas em usos e costumes, Ele é a vida de Deus para a nossa vida:
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10b)
O plano redentivo de Deus consiste na misericórdia e o amor do Pai exemplificado no envio de seu Filho para salvar os que crêem:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)

Há uma decisão a ser tomada.

Portanto, há uma decisão a ser tomada pelo homem, porque a mensagem do Evangelho informa a condição do ser humano e a oportunidade de Deus para o homem e, conseqüentemente nos leva a tomar uma dupla decisão:
“O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1.15)
O Evangelho não aceita subjetividades, muito menos passividade dos ouvintes, somos chamados a tomar uma dupla decisão: arrependimento e fé. Arrependimento é reconhecimento que está no caminho ou direção errada e voltar-se para a direção, o caminho correto, e fé, pois sem fé não podemos agradar a Deus (Hebreus 11.6).
A notícia de Deus para, para a nossa vida não é apenas uma informação intelectual, não é uma mensagem para constar no seu conhecimento religioso, não e uma curiosidade do momento, mas, é a única possibilidade que temos para alcançar uma nova e verdadeira dimensão existencial, pois Ele propõe o perdão dos pecados e um descansar espiritual:
“ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Isaias 1.18)  
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28)
Que queiramos ou não. Que aceitemos ou não, que acreditemos ou não. A verdade de Deus não necessita do posicionamento meu ou seu, pois o que é, È.
O que significa isto?
Significa que todos, sem exceção, estaremos diante de Deus. Não importa se ateus, filósofos, sábios, ignorantes, simplórios, teólogos, todos teremos que responder sobre o que fizemos com Jesus, chamado rei dos judeus; se cremos para vida, ou rejeitamos para a morte.
Em Cristo, que nos convida a vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário