segunda-feira, 26 de março de 2012

O Problema Que Só Deus Podia Resolver


 



(É necessário ler Marcos 2.1-11)


Quando os quatro amigos decidiram levar o paralítico, numa maca, até a casa onde Jesus estava na esperança de fé que Ele resolvesse aquele problema não imaginavam o quanto receberiam de Deus e o quanto seria revelado sobre o que é, de fato, o grande problema da humanidade, e quem, de fato, pode solucioná-no.
Do ponto de vista humano o problema era uma enfermidade física, uma contingência de movimentos e causa de dependências. Chegar até o Cristo era outra dificuldade, pois a multidão dos caça-cristos é sempre enorme ao ponto de dificultar e inibir a busca pelo Deus que concede graça de graça.  A religiosidade geográfica impedia a percepção da onipresença de Deus, que torna qualquer terra santa, qualquer água benta, qualquer pão sagrado.


Na mente, no coração, na alma deles era preciso chegar lá, não podiam, ainda, raciocinar que Jesus já estava com eles.
Num gesto de fraternidade sem igual, aqueles amigos rompem a barreira dos obstáculos subindo no teto da casa, destelhando-a e fazendo descer a maca com o paralítico bem no local onde o Mestre estava ensinando.


Surpresa e silêncio.


O eclético público de Cristo tinham os olhos fitos n’Ele. E, Ele revela algo bem mais profundo que nossas dores de existir:


- Filho, os teus pecados estão perdoados.


Ali também estavam presentes fariseus e doutores da Lei, especialistas no exame escriturístico das Sagradas Escrituras, que sentiram até um frio na espinha com a frase de Jesus.


- Ora, isto é blasfêmia! Só Deus pode perdoar pecados.


E eles estavam com a razão. De fato, esse é o verdadeiro problema do homem, o pecado. Todos os outros problemas são exteriores, mesmo aqueles psicológicos interiores são de certa forma, perceptíveis, mas o pecado como causa motora da separação entre a criação e o Criador, passa imperceptível pela maioria dos homens. É necessário que o Deus Criador tome a iniciativa, pois esse é um problema que nenhuma Igreja resolve, nenhuma política resolve, nenhuma barganha resolve, nenhum jeitinho brasileiro resolve; só Deus pode resolver.


O texto presente nos três Evangelhos sinóticos transparece onipotência e onipresença de Cristo Jesus. Ele sabe o pensamento dos fariseus e doutores da lei, então, os desafia:


- O que é mais fácil dizer a um paralítico? Os teus pecados estão perdoados ou levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa? Para que saibais que o Filho do Homem, tem na terra poder para perdoar pecados – disse ao paralítico – levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.


E o paralítico levantou, pegou o leito e foi para casa, e todos se admiraram.


O que nos passa despercebido é que essa parte é que foi a mais fácil. O verdadeiro milagre transcendente era o perdão dos pecados, a salvação, frutos da Graça de Deus em Cristo Jesus, solucionando, assim, o problema do homem. Somente Deus podia fazer isso, e Ele fez, porque Jesus e Deus são um só. Para provar isso, ele fez o paralítico andar, mas, a paralisia espiritual já havia sido curada.


Quando vamos de encontro a Cristo três conseqüências acontece em nossa existência.


A primeira é descobrir quem Ele é: Deus Vivo e Verdadeiro, Onipresente, Onisciente e onipotente.


A outra conseqüência e descobrir o que Ele faz: perdoa, resgata e salva.


Por fim, a terceira conseqüência é a nossa reação: crer para vida, ou tornar-se um pavoroso incrédulo, como aconteceu em Cafarnaum, mesmo sendo testemunha de grandes e inúmeros milagres, preferiu descrer, recebendo a condenação do Mestre: Haverá menos rigor para Gomorra do que para ti.


Em Cristo, em quem somos feitos filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário