domingo, 15 de abril de 2012

Um Convite a Meditação





“Quanto amo a tua Lei! É a minha meditação, todo o dia!”
(Salmos 119.97)

Uma das coisas mais interessante que encontramos na Palavra de Deus é o seu constante convite a meditação reflexiva. Podemos perceber que para Deus, é fundamental que o homem pense e construa um cristianismo capaz de discernir as coisas que vem do alto através do seu entendimento. E este entendimento parte de nossa capacidade de meditar.
Muitas das idéias absurdas que circulam hoje pelas igrejas foram concebidas na pressa de se descobrir uma “novidade gloriosa”. E, como não temos destinado tempo pra a saudável meditação, engolimos torpes revelações e duvidosos ensinos como se fossem verdades escriturísticas. Isto acontece pela nossa completa negligência no salutar hábito de ler e pensar a Palavra.
E a Bíblia nos convida a meditar.
O livro dos Salmos é uma grandiosa seqüência de momentos a sós com Deus, onde o salmista contempla as maravilhas De Deus e o reconhece em cada momento da sua vida, percebendo-o nos mínimos acontecimentos que o cercam, tanto os favoráveis, quanto os desfavoráveis. A própria medicina moderna lança mão dos revolucionários estudos clínicos e afirma que quem mantém o hábito de meditar, tem uma melhor qualidade de vida.
Mas, porque é tão importante meditar? Não seria perder um tempo valioso do dia, ficar ruminando pensamentos? Porque essa prática é tão fundamental no cristianismo?
Ora, meditar é imprescindível para nós, cristãos, por diversas razões, vejamos algumas delas:


1. A meditação nos ajuda a discernir e perceber a ação de Deus através da sua criação (Sl 119.1);
O salmista nos convida a lançar um olhar perscrutador sobre as manifestações da natureza e que estão acima e além de toda capacidade criadora do homem. Ao observar o sol, a abóbada celeste, o firmamento, o mar, as grandes montanhas somos naturalmente tomados por um sentimento de insignificância e temor a Deus. Esse sentimento vem alojar-se em nossos corações, levando-nos a reconhecer aqu’Ele que concebeu tais obras e expressar um cântico de louvor ao Senhor, como fez o salmista: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.
Quando paramos para meditar na infinidade do universo, nas profundezas do oceano, na exuberância das florestas, no equilíbrio entre a fauna e a flora, somos achatados em nossa pequenez e levados a uma glorificação ao Autor da Criação numa incontida exultação: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado”(Sl 48.1).

2. A meditação nos ajuda a discernir e viver o amor de Deus pelo seu povo (Jr 31.3);
Um segundo convite da Bíblia para nossa vida e considerarmos o amor de Deus por nós, seu povo escolhido. O mesmo Deus que criou toda essa formidável natureza e tudo que nela há desde a maior estrela a menor de todas as flores, o Deus infinito e insondável, é o Deus que nos escolheu para sermos um povo santo e exclusivo seu. Não vivemos entregues a própria sorte, pois Ele tem cuidado de nós e se vivemos, é porque a sua misericórdia se renova a cada manhã e não permite que sejamos destruídos (Lm 3.22).
Quando meditamos somos levados a pensar profunda e responsavelmente sobre esse amor inexplicável de Deus. Amor que nos constrange e cala a nossa boca das murmurações quando refletimos no que Senhor fez por nós: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).

3. A meditação nos ajuda a discernir e desenvolver os ensinos de Jesus para a nossa vida e nossa Igreja (Lc 10.41);

Marta estava ocupada em muitas tarefas e por isso se achava ansiosa. Maria ocupou-se primeiro em meditar, para que assim pudesse trabalhar.
Quantos de nós estamos vivendo dessa forma? Ocupados demais para quedar-se aos pés de Cristo? Ansiosos demais para sentir sua presença acolhedora e tranqüilizadora? Quando Jesus contava suas parábolas, quando discursava e nos conduzia a olhar para os lírios do campo e as aves do céu, era uma exortação para que tenhamos em nosso dia momentos de intensa intimidade com Ele, meditando em sua doutrina e como aplicá-la em nosso dia a dia.
Para crescermos espiritualmente na sã doutrina de Jesus Cristo, é preciso termos tempo para a sua Palavra e para uma oração sincera aos seus pés. Uma só coisa é necessária: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

E nós, como estamos em nossa caminhada Cristã?
1. Temos procurado disciplinar a nossa agenda para ter um tempo com Deus e meditar em sua Palavra?
2. Temos procurado manter, apesar do nosso dia a dia agitado, uma hora tranqüila, quedado aos pés de Cristo aprendendo, ou só o procuramos quando as coisas não vão bem?
3. Temos considerado que todo o universo infinito não pode conter esse Deus grandioso e, no entanto, Ele ouve o nosso grito, quando clamamos por socorro?
4. Temos encontrado tempo pra todas as coisas, esporte, televisão, amigos, etc, enquanto que para Deus apenas o resto?
Meditemos!
Irmãos meditem!
Pois esse é um convite de Deus em sua Palavra para o seu Povo.

N’Ele que Deus nos chama a pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário