segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pensando o Novo Testamento



Leitura diária: Romanos capítulos 03 - 04

Jesus Cristo, o Redentor (Rm 3.24)

No período da Lei Mosaica (Antigo Testamento), a consciência de pecador que havia nos hebreus era aplacada pelos sacrifícios expiatórios, pelos quais realizavam os ritos propiciatórios na esperança de que, pelo sangue dos animais (cordeiros, cabritos, bois, rolinhas), o perdão lhes fosse concedido por Deus. Ora, sacrifício de animal nenhum é capaz de substituir o homem e prover a reconciliação com Deus, os ritos da Antiga Aliança tinham o seu valor porque apontavam para o Cristo, único capaz de realizar o perfeito e definitivo sacrifício vicário.
Após uma profunda reflexão sobre este assunto, o apóstolo Paulo expõe algumas verdades fundamentais para compreendermos o Sacrifício de Jesus Cristo:
1. N’Ele (Jesus) temos a justificação gratuita;
Deus seria justo em nos condenar, mas aprove a Ele, por graça e misericórdia a elaboração de um plano de salvação, no qual, haveria um que podia e pagaria a impagável conta de pecados do homem, a saber, Jesus Cristo, o justo. A sua morte foi o sacrifício substitutivo e por ela somos declarados justos, pois a penalidade de nossa culpa foi aplicada em Cristo, na cruz. Foi gratuita porque nada podíamos, nem podemos oferecer a Deus para que venhamos conquistar a sua justiça, Ele a dá em Cristo;
2. N’Ele (Jesus) temos a Redenção pelo seu sangue;
Éramos escravos do pecado, acorrentados e trancafiados nas grades do mal. Nessa condição nada podíamos realizar para que fossemos libertos de tão duros grilhões. Havia um preço a ser pago, e pelo sangue de animais não havia condição da realização do nosso resgate. Coube a Jesus Cristo pagar este preço, preço de sangue, preço de cruz. O nosso Senhor nos resgata pagando um alto preço (redenção é isto);
3. N’Ele (Jesus) reside a propiciação da justiça de Deus, em nosso favor;
Uma vez que é demonstrado que não há distinção entre os homens, todos pecaram (Rm 3.23), e, que por nossa natureza de pecado não agradamos a Deus; no seu sacrifício que nos substitui, no seu sangue que nos redime, Ele também se torna propiciação em nosso favor, ou seja, somente Cristo, e somente o seu sangue agrada plenamente a justiça de Deus.
Portanto, relembremos e fixemos em nossa mente e em nosso coração o quão grande é o amor de Cristo Jesus por nós, pois ofereceu seu sangue como preço pelo nosso resgate, pois estávamos todos destinados a ira de Deus. Solus Christus!
Pedido de Oração
Oremos para que reconheçamos todos os dias o sacrifício de Jesus por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário