sexta-feira, 2 de março de 2012

Se Eu Quiser Falar Com Deus


“...e teu Pai, que vê em secreto te recompensará” (Mateus 6.6.b)

            Se eu quiser falar com Deus é necessário quebrar os paradigmas da comunicação divina pelos padrões e óticas institucionais das religiões que se arvoraram do direito a Deus. Não preciso de padres, bispos (católicos ou protestantes), pastores ou qualquer tipo de sacerdotização do homem pelo homem. (1 Pedro 2.9)
Deus está em mim, eu, em Deus. (João 17.21)
Se eu quiser falar com Deus, é preciso também despedaçar meus mitos e a dogmatização de mim mesmo, me desidolatrar das manias de méritos diante d’Ele. Essa idéia fixa que temos que nos faz pensar que somos seres merecedores de todas as bênçãos possíveis de Deus, chegando ao ponto de até cobrá-lo pelas “promessas”.
É a sua misericórdia renovada a cada manhã que nos permite existir e construir um novo dia. (Lamentações 3.22)
Se eu quiser falar com Deus não preciso de lugares mágicos. Não necessito do ar de Comportela, das águas do Jordão, da areia do Egito, nem da fumaça de Roma. Também descarto subir os montes onde imponentes estátuas permanecem mudas. (Mateus 18.20)
Essas coisas não me farão chegar mais perto d’Ele.
Deus está aqui, enquanto escrevo este artigo. Não há impedimentos geográficos, temporais, nem dimensionais. (Mateus 28.20.b)
Se eu quiser falar com Deus nem mesmo das palavras necessito, porque Ele ouve e sabe a voz da minha alma, o pulsar do coração e a textura das lágrimas.
Às vezes nem falo, mas Ele me ouve. (Salmos 139.4)
Deus mesmo nos assiste com gemidos inexprimíveis, através do Espírito. (Romanos 8.26)
Para que eu possa falar com Deus, Ele, na cruz rasgou o véu da separação existencial religiosa, véu da ignorância, véu dos absurdos em seu “nome”, véu da indiferença; todos os empecilhos, todas as distâncias, todas as friezas, tudo foi rasgado e um novo caminho aberto para os encontros diários com Ele.
Deus não está limitado e para Ele não existem fronteiras.
Para que eu possa falar com Deus devo criar um novo caminho em mim e quebrar as crostas do egoísmo, as camadas da intolerância, refrear o mau pensar, o mau olhar, o mal querer. Viver além de mim e descobrir no próximo valor e amor. (1ª João 4.7-8)
Deus não isola as pessoas, não segregaciona, mas, ensina a desenvolvermos verdadeiros e sinceros relacionamentos. (Romanos 12.10; Colossenses 3.11)
Para que eu possa falar com Deus não é necessário palavras de grande elucubração, filologias, semânticas, não! Basta minha voz (do corpo ou da alma), basta meu simples jeito, sem jeito diante do Pai que num abraço divino de fé e amor sussurra: Filho! (1ª João 3.1)
Deus não se impressiona com alguma capacidade humana, mas o seu amor impressiona e constrange.
Se eu quiser falar com Deus devo quebrantar-me e clamar: Aba, Pai!

Em Cristo que está sempre pronto a ouvir o meu (e o seu) clamor.

Um comentário: